domingo, 11 de novembro de 2018

Conheça alguns dos principais benefícios da cúrcuma ou açafrão

1. Efeitos anti-inflamatórios
A cúrcuma contém curcumina, uma substância com um forte poder anti-inflamatório. Esse componente atua nos mecanismos celulares e consegue bloquear processos relacionados a doenças associadas à inflamação crônica, como diversos tipos de câncer, síndrome metabólica e o mal de Alzheimer.
2. Propriedades antioxidantes
A curcumina presente no açafrão-da-terra ajuda a combater a ação dos radicais livres de duas formas: sua estrutura química consegue neutralizar essas moléculas prejudiciais e ela ainda estimula o bom funcionamento dos mecanismos antioxidantes do nosso organismo.
3. Proteção das funções cerebrais
A curcumina pode aumentar os níveis cerebrais do hormônio BDNF, um dos responsáveis pela formação de novas conexões entre os neurônios e também pelo desenvolvimento de novas células desse tipo. A deficiência de BDNF parece estar envolvida com uma tendência maior ao desenvolvimento de depressão e mal de Alzheimer. Dessa forma, o açafrão-da-terra pode ajuda a combater essas doenças, além de outras condições relacionadas ao envelhecimento.
4. Redução do risco de doenças cardíacas
A curcumina exerce um efeito positivo no endotélio, a camada celular que reveste internamente as câmaras do coração, artérias, veias e vasos linfáticos, contribuindo para a regulação da pressão sanguínea e da coagulação.
Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dessa substância também são fatores importantes na prevenção de doenças cardíacas.
5. Prevenção e combate ao câncer
No caso dos diferentes tipos de câncer, as pesquisas indicam que a curcumina pode prevenir e até mesmo tratar alguns tumores por meio de vários mecanismos de ação. Para o tratamento, existem estudos que sugerem que essa substância pode reduzir o crescimento de um tumor e a sua disseminação molecular.
Além disso, foram encontrados indícios de que esse componente seria capaz de reduzir a metástase (quando o câncer se espalha) e impedir o desenvolvimento de vasos sanguíneos no tumor, de forma a contribuir para a destruição dessa massa de células malignas.
6. Alívio dos sintomas da artrite
O efeito benéfico da cúrcuma nos processos inflamatórios também contribui para o alívio dos sintomas da artrite, que consiste na inflamação das articulações.
Em pacientes com artrite reumatóide, o uso da curcumina se mostrou ainda mais eficiente do que o anti-inflamatório tradicional, aliviando a rigidez e o inchaço.
7. Combate à depressão
Essa substância também pode melhorar a ação da serotonina e da dopamina, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e relaxamento.
Como utilizar o açafrão-da-terra ou cúrcuma
Como tempero em seus pratos. Ele combina com carne vermelha, frango, molhos, sopas, arroz e verduras e legumes cozidos.
É possível também utilizar esse pó para fazer uma infusão: adicione 1 colher de café de cúrcuma a 150 ml de água fervente e deixe repousar por 10 minutos antes de tomar. Recomenda-se beber 3 xícaras por dia entre as refeições.
Além disso, a cúrcuma também pode ser utilizada para fazer um gel com propriedades anti-inflamatórias. Para isso, misture 1 colher de sopa de babosa com meia colher de chá do pó e aplique sobre as inflamações na pele, como a psoríase.
Apesar de todos os seus benefícios, a cúrcuma não é recomendada para pacientes que tenham pedras na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes. Caso você esteja grávida ou amamentando, sempre consulte seu médico antes de iniciar o uso de qualquer substância com finalidades terapêuticas.
FONTE: INTERNET